21 de julho de 2010

Fruto - Magustan

O Mangostão tem a sua origem nas florestas húmidas do sudoeste asiático, e está hoje difundido também América do sul -Brasil. É utilizado principalmente como fruto fresco, e o fruto integral é a maior fonte de xantonas conhecida.
O fruto é uma baga esferica, com 4 a 9 cm de diâmetro transversal e 3,6 a 6,5 cm de altura. Pesa entre 30 a 240 g, tem um cálice persistente, um pericarpo (casca) purpúreo, duro e grosso, de espessura entre 0,5 a 1,0 cm, o qual contém resina amarela.
A parte comestível é formada por quatro a oito segmentos carnudos brancos translúcidos e com sabor bastante delicado.O número de sementes por fruto varia de zero a três, sendo, mais frequentemente, encontrados frutos com 1 semente. A parte carnuda é ligeiramente ácida e doce (ou agridoce) e mencionada como extremamente luxuriosa e deliciosa. A polpa e especialmente a sua casca contém bioflavonóides vulgarmente designados por xantonas e outros compostos polifenois. Estes actuam como poderosos antioxidantes e tem vindo cada vez mais a ser investigados pelas suas diversas qualidades e diversos efeitos terapêuticos.

Fonte de Pesquisa: http://www.mangostao.pt/descricao.html

Fruto - Rambutan

Muito consumido no Sudeste Asiático, principalmente em países como Tailândia, Indonésia e Filipinas.
Foi introduzido na Amazónia pelo agricultor japonês Kohei Seko, e adaptou-se perfeitamente, fazendo grande sucesso.
Tem formato ondulado, tom avermelhado por fora e cerca de cinco centímetros de comprimento.



http://www.overmundo.com.br/

19 de julho de 2010

Batido de Fruta

Batido de frutas

Ingredientes (4 pessoas):

* 4 iogurtes naturais ou 0,5 l de leite meio gordo ou kefir
* 1 banana
* 2 pêssegos
* 1 fatia de melão
* 1 laranja
* 4 colheres de sopa de gérmen de trigo

Preparação:

1º Coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture até obter um batido homogéneo. Beba de seguida.

Selos de Correio [Índia 1979]

Selos de Correio [Croácia 2010]

Selos de Correio [Togo 1969]

Selos de Correio [Togo 1982]

Selos de Correio [Niuafo'ou 2001]

Selos de Correio [Alemanha 2010]





Selos de Correio [Polinésia Francesa - 2009]

Selos de Correio [Polinésia Francesa - 2007]

Selos de Correio [Nova Caledónia - 2007]

Selos de Correio [Rússia - 2003]




13 de julho de 2010

Fruto - Cupuaçu

O Cupuaçu é o fruto de uma árvoreoriginária da Amazónia brasileira (Theobroma grandiflorum; ex - Sterculiaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu.

Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maio e são os maiores da família.

De sabor forte, o cupuaçu é comumente usado em sorvetes, sucos e vitaminas, que são muito consumidos e admirados em todo o país. Doces à base de cupuaçu são também muito admirados, tais como o creme, compotas, geléias e refrescos. Dentre outros usos importantes, acham-se o "vinho" (refresco sem álcool) e licores.

O cupuaçu é utilizado, também tradicionalmente, como ingrediente na confecção de bombons, que obtiveram reconhecimento em todo o país.

Outro uso relevante do cupuaçu é na fabricação do cupulate, que é um produto cujo sabor se assemelha aochocolate.

Na Bolívia, é fabricada uma bebida feita do cupuaçu que é vendida para vários países da Europa.

Há diversos estudos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior, que utilizam as sementes do cupuaçu e sua polpa para tratar doenças no trato gastro-intestinal. Essas pesquisas apontam também o uso do cupuaçu como antioxidante e base para desenvolvimento de produtos de beleza.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cupua%C3%A7u

Fruto - Physalis









Physalis L. é um género botânico, nome comum Fisales, pertencente à famíliaSolanaceae. Physalis angulata, conhecida como Camapu, é uma planta herbácea de hábitos perenes e reproduzida por sementes. Originária da Amazónia e dos Andes, a Physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia. Na Colombia, é conhecida como Uchuva, no Japão como Hosuki e nos Açores como Capucha. Pode chegar aos dois metros de altura.

A Colombia é o principal produtor mundial e abastece todo o mercado europeu, principalmente a Alemanha e Países Baixos. Ocorre em quase todo o Brasil, mas sua produção aqui ainda é incipiente.

A Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande que deriva do verticilo.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Physalis

Fruto - Fruta-Pão [Artocarpus altilis]

Originária de Java ou Sumatra, seu fruto é base alimentar para os ilhéus da Polinésia além disso é tida como ornamental.
Seu nome cientifico é Artocarpus altílis (Parks) Fosberg (A. communis) . Existem duas variedades principais: apyrena - cujo fruto não tem sementes, é chamada fruta-pão de massa e seminífera - cujo fruto possui sementes, é chamada fruta-pão de caroço.
A fruta-pão é árvore que vive 80 anos, podendo alcançar de 25-30m de altura tem copa relativamente frondosa com folhas grandes e recortadas de cor verde escura. Desenvolve-se bem em clima tropical húmido. No Brasil pode ser cultivado desde São Paulo ao Pará.
A polpa do fruta-pão de massa é rica em calorias, carboidratos, água, vitaminas B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras. Sua polpa seca é feita uma farinha panificável, além de fonte para extração do amido e de farinha granulada semelhante ao "sagu". Em uso caseiro a polpa - quase madura - pode ser cozida, assada, transformada em purê ou cortada em fatias consumidas fritas (como a batatinha) com manteiga, mel ou melaço. Cortada em fatias e secas ao sol ou em fornos a polpa é usada para o preparo de raspas ou crueiras ou aparas e para o preparo de farinhas que, misturadas à farinha de trigo, podem compor o pão caseiro. Madura, a polpa é aproveitada na fabricação de doces.
As sementes do fruta-pão de caroço podem ser consumidas assadas, torradas, ou fervidas em água e sal. Em alguns estados brasileiros as sementes são usadas em substituição ao feijão para preparar guisados e ensopados. A polpa do fruto reduzida a pasta quente é supurativo para tumores e furúnculos; as sementes são tônicas que favorecem estômago e rins e o seu Látex é usado como cicatrizante de feridas.

Fonte de Pesquisa: http://www.jardineiro.net/br/banco/artocarpus_altilis.php

Fruto - Bacuri

O bacurizeiro (Platonia insignis ant. Platonia esculenta) é uma grande árvore, da família das Clusiaceae (ant. gutíferas). Nativa da região das Guianas, do Brasil (da Amazónia aoPiauí), Paraguai e partes da Colombia.
Seu fruto recebe o nome de bacuri, mas também é conhecido como landirana, bacury, bakuri, pacuri, pakuri, pakouri, packoeri, pakoeri, maniballi, naranjillo.


O fruto são bagas grandes, globosas e amarelas, com polpa amarelada e epicarpo amarelo.
  • Possui muito fósforo, ferro e vitamina C. Do bacuri é feito refrescos e doces, cremes as sementes fornecem óleo que é utilizado como remédio caseiro no tratamento de doenças de pele.
  • Sua casca exsuda resina usada em veterinária e sua madeira é nobre.
  • Também foi usada na receita de fabricação de um chopp da cervejaria Amazon Beer de Belém no Pará.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacurizeiro

11 de julho de 2010

Fruto - Tâmara

A tamareira (do hebraico tamar) ou datileira (Phoenix dactylifera) é uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras.

Pelo facto de ser cultivada há milénios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas seria originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja quem admita uma origem no sudoeste da Ásia.

As tâmaras possuem coloração avermelhada e são frutos fibrosos de sabor agridoce.

pt.wikipedia.org/wiki/Tamareira

Fruto - Atemoia

A atemoia é uma fruta híbrida que é obtida através do cruzamento da cherimoia (Annona cherimola, Mill) com a fruta-pinha(Annona squamosa, L.), pertencentes à família das anonáceas (a mesma da graviola).

São três variedades que estão bem aclimatadas no Brasil:

  1. Pink Mammoth, que tem uma fruta grande e perfumada, doce e com poucas sementes.
  2. Thompson, bem parecida, com um brix superior.
  3. Gefner

Existe também a African Pride, originária da Austrália, que também já foi introduzida no Brasil. O plantio da atemóia através da propagação por sementes não é recomendada porque surgem grandes variações, visto que é uma híbrida. No cultivo da atemóia, devem-se utilizar sempre mudas enxertadas e sadias. Se você deseja adquirir novas cultivares, aí sim, utilize as sementes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atemoia

10 de julho de 2010

Fruto - Seriguela

Seriguela, siriguela, ciriguela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore das anacardiáceas e também do seufruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros. Originária das Américas (Central e do Sul), é bastante comum na regiao nordestina do Brasil e no sul doMéxico, América Central e Antilhas.

É uma drupa elipsodial de cor laranja-avermelhada e até amarelada quando maduro, com 2,5 centímetros a 5 centímetros de comprimento e 15 a 20 gramas de peso. A camada de polpa é fina, com cerca de 3 milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecido com o cajá, mas ao contrário deste é bastante doce.

O seu consumo é feito de diversas formas, desde in natura até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rico em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro, a cirigüela possui ainda outras vitaminas como A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência e a diminuição dosglóbulos brancos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Seriguela

8 de julho de 2010

Fruto - Abiu

Fruto típico da Região Amazónica, possui uma coloração amarelada, forma ovóide e casca lisa. A polpa é mucilaginosa e muito doce, podendo ser consumida in natura ou como geléia.

A árvore chega a 10m de altura, e cresce espontaneamente na Amazónia.

O Abiu é fruto do abieiro,uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá,tutiribá,sapoti etc.Originária do Peru, acha-se perfeitamente aclimatada em nosso país.

De forma ovóide ou esférica, coloração amarela, casca lisa, apresentando látex leitoso que coagula em contato com ar. A polpa é translúcida, branca ou amarelada, mucilaginosa e doce. Encerra em seu interior de 1 a 4 sementes lisas e pretas.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/

Fruto - Sapoti

Sapoti, também chamado chiku, mespel, naseberry, sapadilla, snake fruit ou sawo, é o fruto do Sapotizeiro (Manilkara achras; Sapotaceae), muito popular no Ocidente , no que diz respeito a América e Europa. Nativo da América Central, o sapoti apresenta-se de duas formas: esférico e oblongo.

Tem casca parda e polpa suculenta. O latéx retirado de seu talo quando ainda verde, e também do caule da árvore, é utilizado como goma de mascar, chamado Chicle.

Suas sementes, de cor negra, quando trituradas, são utilizadas como diuréticos.

Os frutos são consumidos in-natura, na forma de doces, suco gelado com leite e sorvetes. A Árvore é ornamental.

pt.wikipedia.org/wiki/Sapoti

Fruto - Araticum

Araticum é nome dado à diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha, dependendo da região.

O Araticum, também conhecido popularmente como bruto, cabeça-de-negro, cascudo, marolo e pinha-do-cerrado. É espécie frutífera da família Annonaceae, assim como a cherimóia, condessa, pinha, graviola e outras. As Annonaceae são representadas no cerrado por 27 espécies, perfazendo 3,5% da flora total. Destacam-se pelo seu potencial frutífero os gêneros Annona, Duguetia e Rollinia. O gênero Annona apresenta duas espécies produtoras de frutos comestíveis no cerrado, a Annona crassiflora Mart e a Annona coriaceae Mart.

Nativo do planalto central brasileiro.


http://www.todafruta.com.br/

Fruto - Cajá [Spondias mombín]

O cajá é o fruto da cajazeira (Spondias mombin). É também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, Taperebá, taperibá, ou tapiriba.

A cajazeira (Spondias mombin L.) é uma espécie frutífera da família Anacardiaceae, originária da Angola e muito encontrada na região tropical do continente americano. Na região sudeste da Bahia, a cajazeira é encontrada como árvore usada para sombreamento permanente do cacaueiro e também como produtora de frutos que servem como importante fonte de renda adicional para o produtor. Os frutos drupáceos, suculentos, amarelos, azedos e aromáticos da cajazeira Puteira são muito apreciados para refrescos e licores.

A polpa de cajá está entre as mais comercializadas na região.

Fonte de Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caj%C3%A1