21 de julho de 2010

Fruto - Magustan

O Mangostão tem a sua origem nas florestas húmidas do sudoeste asiático, e está hoje difundido também América do sul -Brasil. É utilizado principalmente como fruto fresco, e o fruto integral é a maior fonte de xantonas conhecida.
O fruto é uma baga esferica, com 4 a 9 cm de diâmetro transversal e 3,6 a 6,5 cm de altura. Pesa entre 30 a 240 g, tem um cálice persistente, um pericarpo (casca) purpúreo, duro e grosso, de espessura entre 0,5 a 1,0 cm, o qual contém resina amarela.
A parte comestível é formada por quatro a oito segmentos carnudos brancos translúcidos e com sabor bastante delicado.O número de sementes por fruto varia de zero a três, sendo, mais frequentemente, encontrados frutos com 1 semente. A parte carnuda é ligeiramente ácida e doce (ou agridoce) e mencionada como extremamente luxuriosa e deliciosa. A polpa e especialmente a sua casca contém bioflavonóides vulgarmente designados por xantonas e outros compostos polifenois. Estes actuam como poderosos antioxidantes e tem vindo cada vez mais a ser investigados pelas suas diversas qualidades e diversos efeitos terapêuticos.

Fonte de Pesquisa: http://www.mangostao.pt/descricao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário