6 de setembro de 2010

Fruto - Feijoa [Feijoa sellowiana]

A Feijoa sellowiana, também é conhecida vulgarmente por goiaba-serrana ou goiaba-ananás. É um arbusto vivaz ou árvore de pequenas dimensões, atingindo de 1 a 7 metros de altura, originário das terras altas do sul do Brasil, Uruguai e norte da Argentina.
O fruto amadurece no Outono e é de coloração verde, de forma elipsóide, com o aspecto de uma goiaba miniatura. Tem um sabor agradável, muito aromático e doce. A polpa é sumarenta, dividindo-se numa parte mais gelatinosa, onde estão as sementes, e uma parte mais firme e levemente granulada junto á casca. O fruto cai da árvore quando maduro, mas pode ser colhido antes, de modo a não ficar danificado. O botânico alemão Ernst Berger nomeou o género em honra de Silva Feijoa, um botânico espanhol.
É uma planta de ambientes quentes-temperados a subtropicais, desenvolvendo-se também nos trópicos, requerendo, contudo, alguns dias de baixas temperaturas para poder frutificar. Dá-se bem no nosso clima, resistindo à geada, apesar de ser um arbusto de folha persistente, mas a sua polinização é difícil. Ainda que as suas flores sejam espectaculares não atrai muito as abelhas e outros insectos polinizadores, chegando muitos produtores especializados neste fruto a proceder à polinização forçada, passando o pólen de umas flores para outras com um pincel. Também se pode fazer compota com a sua polpa.

Fonte de Pesquisa: http://augustomota.multiply.com/photos/album/59

Sem comentários:

Enviar um comentário