11 de setembro de 2010

Bagas

Em botânica, a baga é o tipo mais comum de fruto carnudo simples, no qual a parede do ovário inteiro amadurece em um pericarpo comestível. As flores dessas plantas têm um ovário superior e ele tem um ou vários gineceus dentro de uma cobertura fina e interiores muito carnudos. As sementes são embutidas na carne comum do ovário. Alguns autores consideram como bagas também alguns frutos com uma semente apenas, desde que a superfície desta semente não esteja aderida ao endocarpo. Uma planta que produz bagas se diz bacífera.

O pericarpo da baga, normalmente comestível, é composto do exterior para o interior por um epicarpo muito fino, um mesocarpo carnoso (chamado sarcocarpo) e de um endocarpo carnoso, o que a diferencia da drupa , na qual o endocarpo é lenhoso.

Muitas bagas são pequenas, doces, suculentas, e brilhantemente-coloridas. Contrastando com o seu contexto, eles são mais atraentes a animais que os comem, ajudando na dispersão das sementes da planta. A maior parte das bagas são comestíveis, mas algumas são venenosas.

As cores da baga são devido a pigmentos naturais sintetizados pela planta.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baga


Sem comentários:

Enviar um comentário