![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizb1rPpoWGltUB2jD0a-9kCuVl0IwXOscfeRR1oRo-sK7ILFVUuT8LaZsN0jcIkIfiEd6VSO50jHgxFwfuxeqVEiiuM-9DEhBH7cEceXHjNUu56hBZP08FZish7fclExY0GhcxnVXzoeZi/s400/fotolia_1054912_XS.jpg)
Os frutos são comestíveis, mas têm um agradável sabor ou cheiro. Seu uso mais disseminado é em forma de suco, misturado a outras frutas ou em cápsulas.
No Brasil é cultivada comercialmente em Roraima, mas é muito pouco conhecida, no entanto, teria sido usada com fins medicinais por nativos na Polinésia por mais de 2000 anos, inclusive como antiviral, antibacteriano e antifungico. Contem antraquinonas, ácidos orgânicos, xeronine, beta-carotina, o niacina riboflavina, tiamina, ferro e cálcio.
É utilizado no tratamento da asma e disenteria. Para uso externo, o fruto é descascado, esmagado, misturado com sal e depois aplicado em fraturas. No Havaí, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extrair o pus. O extrato da fruta também pode regular a menstruação e combater dificuldades urinárias. Em Java, é utilizada para combater a diabetes (folhas) e a casca da planta é amplamente utilizada na confecção do batik, por produzir um corante de cor avermelhada.
Sem comentários:
Enviar um comentário