21 de junho de 2011

Fruto - Noni - Morinda citrifolia

Conhecida como NONI, a morinda citrifolia, é uma pequena árvore da família das rubiaceas, que se origina do sudoeste da Ásia, e pode crescer até 9m de altura. Suas folhas são largas e simples em tom verde-escuro e brilhante. Suas flores são pequenas e brancas e seu fruto é oval que atinge de 4 a 7 cm de tamanho, de cor verde e um forte odor.

Os frutos são comestíveis, mas têm um agradável sabor ou cheiro. Seu uso mais disseminado é em forma de suco, misturado a outras frutas ou em cápsulas.

No Brasil é cultivada comercialmente em Roraima, mas é muito pouco conhecida, no entanto, teria sido usada com fins medicinais por nativos na Polinésia por mais de 2000 anos, inclusive como antiviral, antibacteriano e antifungico. Contem antraquinonas, ácidos orgânicos, xeronine, beta-carotina, o niacina riboflavina, tiamina, ferro e cálcio.

É utilizado no tratamento da asma e disenteria. Para uso externo, o fruto é descascado, esmagado, misturado com sal e depois aplicado em fraturas. No Havaí, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extrair o pus. O extrato da fruta também pode regular a menstruação e combater dificuldades urinárias. Em Java, é utilizada para combater a diabetes (folhas) e a casca da planta é amplamente utilizada na confecção do batik, por produzir um corante de cor avermelhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário