21 de junho de 2011

Fruto - Lulo - Solanum quitoense

Fruto do LULO, solanum quitoense. No Equador é chamado naranjilla de Quito, ou nuqui, no Peru, naranjita de Quito. No México, é lulun, na Colombia, lulo, naranjilla ou toronja. É também chamado lulo de Castilla, lulo de cão, ou lulo morado. O Lulo é uma planta rústica anual, da família das solanáceas, a mesma do tomate, que pode atingir até 2,5m com caules grossos e lenhosos, de folhas alternadas com alguns espinhos no tronco. Suas flores são roxas e perfumadas com 3cm de diâmetro com 5 pétalas. Suas folhas, quando jovens, apresentam as nervuras e pecíolos de cor púrpura, sendo muito utilizadas como ornamentais nos EUA.

A planta foi encontrada pelos espanhóis, no Equador e Colômbia e foi introduzida no Panamá e na Costa Rica em meados deste século. Acredita-se ser originada no Peru onde é mais abundante, no Equador e no sul da Colombia. No Equador, 90% dos cultivos comerciais da naranjilla está em área nas adjacencias das encostas do rio Pastaza, um afluente do Rio Amazonas. Na Colombia o Lulo floresce em regiões úmidas de altitude. Ela é também bastante cultivada no sul Florida.

O uso mais comum do lulo é na forma de suco. A planta é rica em antioxidantes. Contém calorias, proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, caroteno, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C (31,2 a 83,7 mg para cada 100gr).

Sem comentários:

Enviar um comentário