12 de dezembro de 2010

Fruto - Caimito

Em Portugal é conhecido como cainito, ciniti, caninquié; na Espanha caimito [morado], caimo maduraverde, teta de burra; na França caimitier, caimite e na Inglaterra como caimito, star-apple. No Brasil é também conhecido como abiu-do-Pará.

O Caimito é uma bela árvore da família das Sapotaceae, família botânica composta por 600 espécies de árvores tropicais e com frutos em baga. Essa árvore pode atingir os 15 m de altura, frequentemente cultivada como ornamental, por seu belo aspecto. As folhas tem uma penugem sedosa e de cor dourada, na página superior.

O fruto é redondo de uns 10 cm de diâmetro, com pele púrpura ou verd fruto do caimitoe claro e polpa gelatinosa de sabor doce e aromático, que lembra o da pêra.

A polpa dos frutos contém glicídeos, lipídeos, protídeos, além de sais minerais e pequenas quantidades de vitaminas A, B e C. As folhas são usadas como cicatrizantes de feridas. A casca da árvore, as folhas e também a casca do fruto têm efeito balsâmico (suavizam as mucosas respiratórias) e febrífugo, pelo que se utilizam contra a bronquite e resfriados. É também adstringente e febrífugo.

Sem comentários:

Enviar um comentário