31 de dezembro de 2010

Fruto - Bútua

Bútua vem do tupi guarani “Çapó-yutik-á, que ficou assim: çapó por Ab; Yutik-á por utuá que significa “Erva com raiz que vira batata” característica essa muito marcante na maioria das espécies dffe menispermáceas.

A sua origem é da América do Sul, ocorrendo em todas as florestas e encostas húmidas e de solo geralmente calcárico da floresta Atlântica, Amazónica e no Pantanal mato-grossense.

É uma trepadeira de caule enrolador, lenhoso, lenticelado (pequenos pontos salientes de respiração), coberto de casca papiracea, fina e esfoliante, de crescimento vigoroso, com folhas simples, opostas, com base cordiforme (semelhante a um coração) e ápice acuminado (terminando em ponta longa) sob pecíolo (haste ou suporte) longo e glabro. As flores são masculinas ou femininas e nascem em racemos em plantas separtadas, nas axilas das folhas ou em ramos do amo desfolhados.

Os frutos tem casca amarela, mole levemente amarga e comestível, a polpa é translúcida e pegajosa, com sabor adocicado. Pode ser consumida in-natura, mais geralmente é usada apenas como alimento de recurso, na falta de maiores frutas. Os frutos podem ser usados para fazer licor.

Sem comentários:

Enviar um comentário