16 de agosto de 2010

Pseudofruto

Pseudofruto, ou "falso fruto" é um desenvolvimento de um tecido vegetal adjacente à flor que sustenta o fruto, de forma que este se assemelhe em cor e consistência a um fruto verdadeiro (que, por definição, é proveniente do desenvolvimento do ovário).

É uma estrutura característica da família Anacardiaceae, onde o caju é o exemplo mais conhecido. O pedúnculo desenvolve-se em uma estrutura carnosa, doce em algumas variedades, de forte cor amarela ou alaranjada, que consiste na parte comestível do caju. A fruta em si é o "caroço" em forma de meia-lua no seu ápice, onde encontra-se acastanha de caju, sua semente.

Este processo de desenvolvimento do pedúnculo também ocorre em certas Gimnospermas da família Podocarpaceae, onde o pedúnculo onde assenta-se a semente sofre um ligeiro espessamento e uma mudança de cor e consistência, atraindo pássaros. Neste caso, curiosamente, não é comum o uso da denominação "pseudofruto", provavelmente pela fato da planta ser uma Gimnosperma, e portanto não possuir um fruto propriamente dito.

O figo é outro exemplo de pseudofruto - de facto, trata-se de uma estrutura oca com flores no interior (uma inflorencência). O morango, por exemplo, é também um falso fruto, já que a parte comestível é um receptáculo desenvolvido e carnudo com os frutos, minúsculos (os pequenos grãos negros) na sua superfície. Também a pinha ou o ananás podem ser considerados pseudofrutos.

http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Imagem:Cashew_Brazil_fruit_1.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário