15 de abril de 2011

Fruto - Limão

Nomes populares: limão “Eureka”, limão “Lisboa”, limão “Lunário”, “galego”, “Taiti”, limão siciliano (Brasil), limoeiro, limoeiro-azedo (Portugal), limonero , limón (Espanha), citronnier (França), limon tree (Inglês)

Nome científico: citrus limon (L.) Burm

Família: Rutáceas

O limão é nativo do sudeste da Ásia. Na antiguidade era desconhecido para os antigos gregos e romanos foi pela primeira vez referenciado no livro nabathae sobre agricultura no século III ou IV. Foi trazido da Pérsia pelos árabes e expandiu-se pela Europa. Existem referências que o limão foi cultivado em Génova no século XV e marcou a sua existência nos Açores no ano de 1494. Em 1742, este fruto foi utilizado pela marinha britânica para combater o escorbuto e em 1928 foi descoberto cientificamente qual a substância que combatia essa doença, a vitamina C. Actualmente é uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo. Ficou popularmente conhecida no Brasil durante a gripe Espanhol (epidemia de 1918). Na culinária o sumo do limão é preparado como limonada, gelados, molhos e aperitivos. Na medicina é preparado como remédios, xaropes. Também é aplicado para produtos de limpeza. A casca serve para perfumarias por ter essência aromática e também serve no preparo de licores e sabões.

O limão tem propriedades que ajudam a curar reumático, infecções, febres, aterosclerose, ateromas (remove a gordura arterial), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica, úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, diarreias, infecções vias biliares. A dose elevada do seu consumo provoca delírios tremores e vertigens.

Sem comentários:

Enviar um comentário