27 de abril de 2013

Frutas Selvagens Comestíveis


O Mirtilo é um fruto silvestre excepcional e é colhido na natureza pelo homem desde há séculos. As bagas de mirtilo, ricas em substâncias com um grande poder antioxidante, fazem desta fruta a “fruta da longevidade”. Este fruto tem-se verificado eficaz na prevenção contra doenças degenerativas, evitando o desenvolvimento de cancro nas células e também no tratamento de alterações da visão, problemas linfáticos e no fortalecimento dos vasos capilares. É também eficaz contra estados inflamatórios no geral.

Em Portugal cresce espontâneamente no Norte do país (Minho e Trás-os-montes) e na Serra da Estrela. O concelho de Sever do Vouga introduziu, por acção de um estudo de uma fundação holandesa, a variante americana desta planta em 1986/7. São produzidos actualmente largas dezenas de toneladas por ano destinados à exportação.
Vaccinium corymbosum

amora desde muito tempo se sabe os benefícios de suas pequenas frutas, as folhas e até seu tronco, por exemplo: na China já é utilizada por séculos na prevenção de doenças e até curas, sabe-se que aumenta o sistema imunológico do corpo reduz o colesterol. 

A amora (fruta) é carregada de vitaminas e minerais, mais é em suas folhas e tronco que está a maior concentração, de magnésio, fósforo, potássio e cálcio, como também vitaminas e antioxidantes como a vitamina C e E. O cálcio encontrado no chá de amora reduz os riscos de osteoporose, as vitaminas C e E são antioxidantes que ajudam na redução dos radicais livres, combatendo assim o envelhecimento e deixam também sua pele e cabelos bem macios e com brilho.

Como está recheado de minerais como magnésio, potássio e fósforo, torna-se um tónico muscular muito forte, aumentando assim a resistência, dando mais energia, doenças das articulações e câimbras. Regula o intestino, para quem tem problemas de constipação também é muito bom para queimação no estômago e um grande facilitador da digestão.

Sem comentários:

Enviar um comentário