15 de outubro de 2008

Fruto - Amoras-Silvestres

As amoras-silvestres são o fruto (pseudobaga) de arbustos (amoreira-silvestre) do género Rubus, vulgarmente designados como silvas, da família das rosáceas.
As plantas crescem até 3 metros.
Os frutos são usados para a composição de sobremesas, compotas e, por vezes, vinho. São muitos os tipos do que é vulgarmente designado como "amora" – incluindo muitas cultivares híbridas, com mais de duas espécies ancestrais.
Por vezes, aqui são usados os termos em inglês, com a terminação "berry", já que em português existe uma certa confusão na atribuição de nome a estas espécies.




[Fonte de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Amora-silvestre]

Fruto - Abacate [Persea americana]

O abacate, abacado ou pêra-de-advogado é o fruto comestível do abacateiro, que é uma árvore da família da laureáceas, nativa do México ou da América do Sul (Persea americana), hoje extensamente cultivada - incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira - e muito popular no Brasil.

São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente. Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do
mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética), é rica em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas.

É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar no Brasil, ou com açúcar e limão, em Moçambique.

O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no
século XIX. O nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl (o qual significa testículo - analogia com a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate. O abacate é um fruto arrendondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1.500g. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). A árvore, o abacateiro, atinge até 15 ou 20 m e cresce melhor em climas quentes.


[Fonte de Pesquisa: pt.wikipedia.org/wiki/Abacate]

13 de outubro de 2008

Frutos Tropicais - Letra B

Letra B

Frutos Tropicais - Letra A

Letra A

Frutas - Clima Temperado

As frutas de clima temperado são quase todas produzidas

em árvores ou arbustos lenhosos ou lianas.

As principais frutas são aameixa, a ameixa-japonesa, a cereja doce, o damasco, a framboesa, a maçã, a nogueira-europeia, a pera, a uva-americana e a uva-europeia.

Família Rosaceae

A família Rosaceae predomina entre as principais plantas
produtoras de fruto de clima temperado.
Os pomos, drupas, amoras, nêsperas,
morangos, e o fruto da roseira, são exemplos de frutas desta família.

6 de outubro de 2008

Receita de Bananas Flambadas

Ingredientes:
1 colher(es) (sopa) de manteiga
1 chávena(s) (chá) de açúcar 2 colher(es) (sopa) de sumo de laranja
1/2 chávena(s) (chá) de conhaque
3 unidade(s) de banana


Preparação:
Coloque numa frigideira a manteiga, o açúcar e deixe caramelizar. Acrescente, com cuidado, o conhaque, o sumo de laranja e incline levemente a frigideira para flambar. Quando a chama se apagar adicione as bananas e deixe cozinhar por 5 minutos.

OBS:
Após retirá-las do lume pode-se colocá-las num prato ao lado de uma bola de sorvete.


5 de outubro de 2008

Etiqueta - Chiquita

Exemplos de etiquetas
"Chiquita"
















Páginas do Álbum

O meu álbum foi construído em folhas A4,
com alguma espessura; as quadrículas são de tamanhos diversos.
E a organização por mim seguida, prende-se com a semelhança das etiquetas e também com os seus
tamanhos.

Exemplo de uma das páginas.