22 de abril de 2011
Fruto - XiXa [xixamari uchi]
Floresta atlântica, principalmente no Estado de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro, Brasil.
Árvore de porte grande, crescendo de 8 a 25 metros de altura com tronco castanho-amarelado de 30 a 60 cm de diâmetro. A copa é arredondada quando a planta esta isolada, podendo alcançar o chão. As folhas são grandes, trilobalas (com três recortes ou pontas), caducas (que caem no Inverno) e tomentosas (cobertas de pelos) na face inferior. As flores nascem agrupadas em panículas cônicas terminais.
Árvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -4 graus), vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e até pedregoso. A árvore é pioneira e óptima para ser usada em reflorestamento.
Os frutos são avermelhados quando maduros, são semelhantes a um trevo com 4 ou 5 cápsula, cada uma contendo de 5 a 8 sementes, que tem uma amêndoa saborosa, consumida in natura ou torrada.
Fonte de Pesquisa: http://frutasraras.sites.uol.com.br/fichas.htm
19 de abril de 2011
Fruto - Abrunho-Bravo
Nome Cientifico: Prunus spinosa L.
Família: Rosaceae
É natural de Portugal , mas que foi levado para a América central onde se adaptou e se desenvolveu. Os frutos desta planta têm um sabor amargo e travoso. Quando estão maduros são utéis na preparação de licores e aguardentes. São útéis para a medicina, tanto verdes como maduros.
Fruto - Amoreira -Negra
Nome cientifico: Morus nigra L.
Familia: Moraceae
Esta àrvore é nativa de vários países da Ásia Ocidental,África e América do norte , mas há muito foi introduzida na Europa , por volta do século XIX. Os Gregos e Romanos apreciavam os seus frutos. São ricas em vitamina C.
17 de abril de 2011
Fruto - Cereja
Nome científico: Prunus avium L.
Família: Rosaceae
Esta àrvore é orginária da Ásia. Na cultura japonesa é chamada de Sakura no Ki. O significado de Sakura é flor de cerejeira. O seu fruto tem o significado de sensualidade. É uma àrvore que prestou muito à humanidade. Os frutos são ricos em vitaminas A, B.1 e C.
Fruto - Jambo Vermelho
Nome Científico: Syzygium malaccense (L.) Merr & Perry
Família: Myrtaceae
Esta árvore é originária da Malásia dispersando mais tarde para África e América. Mede entre 12 a 15 m de altura e desenvolve-se em regiões tropicais e subtropicais e em solos profundos e drenados.É rico em Ferro, proteínas e outros minerais e em vitaminas A,B1,B2, minerais ferro e fósforo.
Fruto - Jiló
Nome científico: Solanum gilo Radd
Família: Solanaceae
O jiló é nativo da África Ocidental e América do Sul. Este fruto é muito cultivado no Brasil e que por vezes é confundido com um legume. O cantor Luiz Gonzaga compôs uma canção sobre este fruto “que nem jiló”. Fruto do Jiloeiro chega a medir entre 1 a 1,5m. Os ramos são verdes cilíndricos e alongados. As folhas são oblongas, recobertas por pela na lauda inferior. As flores são brancas. O fruto pesa a 14 a 17 gramas. O jibó é rico em carbonatos, proteínas, sais minerais como cálcio, ferro, e fósforo e vitaminas A, B5. Quando é cozida o jiló perde a vitamina C.
Fruto - Laranja
Nome científico: Citrus aurantium L
Família: Rutáceas
Os citrinos são nativos do médio oriente que depois, segundo alguns autores, foi levada para o norte de África e sul da Europa. Chega às Américas no século XV. No entanto o impulso do cultivo e comercialização foi iniciado na segunda metade do século XIX. A laranja é originária da índia, conhecida pelo nome nareng. A partir deste país foi espalhada pela restante continente asiático passando a denominar-se por narang nome dado a uma cidade paquistanesa situada em punjab. Chega a Europa na altura das cruzadas trazida pelos cavaleiros da guerra santa. O cultivo da Laranja foi iniciado na França, tendo os franceses denominado por Orange nome que levou a laranja a ser associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra Or em francês significa ouro. Na Ásia e Médio Oriente assumiam a laranjeira como árvore ornamental dotada de características extraordinárias. Era comum nos pátios, casas árabes, fonte ou lago. Em várias culturas os frutos da laranjeira eram conhecidos como “maçãs do paraíso”. Existem pinturas antigas que retratam os frutos da “Árvore da Ciência” representados por laranjas. A cor de laranja está ligado ao fruto do mesmo nome e ambos eram considerados exóticos nos tempos antigos. Em várias culturas e línguas o nome deste fruto é singular por não haver palavras que rimem com ele. O cultivo da laranja é muito significativo e uma importante parte das economias de várias regiões como Espanha, Itália, Roménia e Algarve. Também encontramos noutros continentes África do Sul, Angola, Zimbabué, estados da Florida e Califórnia nos E.U.A, Argentina, Brasil,América do sul e na Austrália no distrito Riverina em Murray Riaver, a produção da laranja é significativa.
Fruto - Mamão
Nome científico: Carica papaya
Família: Caricáceas
O mamoeiro é originário do sul do México e é uma mais consumidas frutas do mundo pelo seu alto valor nutricional, como pelo poder medicinal. A polpa, retirado da parte interna do tronco, é rica em nutrientes. Em Angola e Moçambique usam-se os termos mamão/ mamoeiro para o identificar. As bagas são de forma oval. A casca é macia e amarela ou esverdeada. A polpa é de cor de laranja, forte , doce e macia. As sementes localizam na cavidade central do fruto e são de cor negra e rugosa. Pode ser consumido em saladas e sumos.
15 de abril de 2011
Fruto - Limão
Nome científico: citrus limon (L.) Burm
Família: Rutáceas
O limão é nativo do sudeste da Ásia. Na antiguidade era desconhecido para os antigos gregos e romanos foi pela primeira vez referenciado no livro nabathae sobre agricultura no século III ou IV. Foi trazido da Pérsia pelos árabes e expandiu-se pela Europa. Existem referências que o limão foi cultivado em Génova no século XV e marcou a sua existência nos Açores no ano de 1494. Em 1742, este fruto foi utilizado pela marinha britânica para combater o escorbuto e em 1928 foi descoberto cientificamente qual a substância que combatia essa doença, a vitamina C. Actualmente é uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo. Ficou popularmente conhecida no Brasil durante a gripe Espanhol (epidemia de 1918). Na culinária o sumo do limão é preparado como limonada, gelados, molhos e aperitivos. Na medicina é preparado como remédios, xaropes. Também é aplicado para produtos de limpeza. A casca serve para perfumarias por ter essência aromática e também serve no preparo de licores e sabões.
Fruto - Maçã
Nome científico: Pirus malus
Família: Rosáceas
A maçã foi a importante fonte de alimento em todos os climas frios, e a macieira é a árvore mais cultivado há mais tempo. À excepção dos cítricos, é a fruta que pode ser conservada durante mais tempo, conservando o seu valor nutritivo. A maçã tem sido o alimento mais destacado na Ásia, Europa e nos Estados Unidos desde 1800.As propriedades medicinais deste fruto trazem benefícios ao coração, evita a destituição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Melhora a circulação sanguínea e reduz o trabalho cardíaco, prolongado a vida útil do coração. É rica em querecetina (substância que evita a formação dos coágulos sanguíneos capazes de evitar derrames e em potássio. É recomendada a pessoas com problemas de intestinos, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e sistema nervos. A casca em chá purifica o sangue e diurético. deve ser consumida com casca porque é dela que estão reunidas a suas vitaminas e os sais minerais. Na compra as maçãs devem ser escolhidas com casca de cor acentuada e brilhante, polpa, firme, pesadas, sem partes moles e furos.
Fruto - Manga [Mangifera indica]
Nome científico: Manguifera indica
Família: Anarcadiaceae
A manga é o fruto da Mangueira e desenvolve nos climas subtropicais. Nas escrituras budistas encontra-se uma pequena citação deste fruto. Esta planta é originária do Sul da Ásia e é cultivada em todos os países de clima tropical e subtropical. Pode atingir uma altura em 35 e 40 metros de altura. É rica me vitaminas A, B e C, minerais e antioxidantes. Contém ferro e cálcio. Boa para o tratamento de anemias. É umas das frutas mais consumidas em todo o mundo.
Fruto - Marmelo
Nome científico: Cydonia oblonga miller
Família: Rosaceae
O marmeleiro é originário da Ásia menor e Sudeste da Europa e muito cultivado desde a antiguidade. É utilizado no preparo de doces e compotas. As sementes servem como antidiarreico. Do marmeleiro extrai-se a vara de marmelo, instrumento de punição muito usado no passado e ainda em uso em algumas localidades. Em Portugal não é muito consumido cru, mas cozido, para fazer marmelada. Também se consome assado. O porte do marmeleiro mede 3 a 6 metros de altura. Requer menos horas de frio do que a macieira e a pereira , por isso no Brasil , pode ser cultivada desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais.
Fruto - Melão
Nome científico: Cucumis melo
Família: Cucurbitaceae
O melão é originário do África e Ásia. Nas regiões semi-áridas existem inúmeras espécies. Os frutos assemelham-se a uma forma esférica, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta com muitas sementes achatadas no centro. A cor, a textura da casca, como a cor e sabor da polpa, dependem do cultivo. A abundância de água no seu interior, torna o melão uma fruta muito apreciada como refresco. As sementes, tostadas e salgadas, podem ser consumidas. É rico em fibras, vitaminas A, C e do complexo B e em minerais como fósforo, cobre, enxofre e ferro, é rico em cálcio, bom para os ossos e dentes.
Fruto - Morango
Nome científico: Fragaria vesca L.
Família: Rosaceae
Em 1400 horticultores franceses, ingleses, alemães e italiano começaram a cultivar o morango, melhorando a sua qualidades e o seu tamanho sem retirar as suas características naturais. Após à descoberta da América , o morango ganhou prestígio entre agricultores e consumidores , passando a frequentar os mais requintados cardápios e livros de receita. No século passado, o morango ganhou interesse comercial. Os pioneiros da pesquisa fizeram inúmeras experiências com o cultivo do fruto e obtiveram variedades muito interessantes. É rico em vitamina A, B1, B5,C e K.
Fruto Seco - Nozes da Macadâmia
Nome científico: Macadamia integrifolia Maid. & Bet.
Família botânica: Proteaceae
Origem: Austrália
Características da planta: Árvore de 4 a 15 m de altura. Folhas lisas de bordos ondulados, de coloração acinzentada quando jovens. Flores brancas. Floresce duas vezes por ano.
Fruto: Arredondado com até 3cm de comprimento, casca avermelhada com polpa creme-esverdeada, carnosa, que encerra uma noz comestível. Frutifica de Fevereiro a Maio.
O fruto da macadâmia tem uma forma bonita e plácida: mais ou menos esférico, termina por um pequeno bico, como se fosse um seio humano. De cor verde, por seu lado externo, o carpelo pouco espesso e carnoso desse fruto encerra, em geral, uma noz que fica exposta quando sua casca se abre.
A noz, ainda fechada, cai sozinha da árvore. Por sua vez, dentro dessa noz, protegida por uma casca grossa que costuma ser extraída mecanicamente, fica a noz.
A noz, ou semente, de macadâmia é comestível, tem um leve sabor amanteigado, podendo ser consumida crua ou cozida depois de seca, e utilizada em confeitos, bolos e bombons em substituição a outras qualidades de nozes. Torrada, é muito apreciada como aperitivo, sendo mais da metade de sua produção mundial aproveitada desta última forma.
A noz de macadâmia, como é simplesmente chamada, é muito nutritiva e concentra altos teores de gordura, que variam entre 70 a 80 % de seu peso total. Por esse motivo, a extração de seu óleo é extremamente rentável e a qualidade obtida é comparável à do óleo de oliva.
A macadâmia é uma árvore rústica de origem australiana, precisamente originária das províncias de New South Wales e de Queensland, onde era encontrada em densas florestas naturais. Hoje em dia, é produzida, especialmente na Austrália e no Havaí, para onde foi levada no final do século passado, e em menor escala na África, na América Central e na Califórnia, onde chegou vinda do Havaí depois da Segunda Guerra Mundial.
Na América do Sul, a planta encontrou boas condições de aclimatação na vasta área que vai desde o sul da Bahia, no Brasil, até o Uruguai.
Fonte de Pesquisa: http://www.comadrefulozinha.com.br/macadamia-a-rainha-das-nozes/
14 de abril de 2011
10 de abril de 2011
Fruto - Annona Muricata - Annonaceae - Graviola
A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) e encontrada em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Os frutos tem forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilogramas e dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e considerados por muitos semelhante àfruta-do-conde.
Fonte de Pesquisa: http://wiki.sapo.pt/wiki/GuanabanaFruto - Musa Ornata x velutina
Fonte de Pesquisa: http://wiki.sapo.pt/wiki/Bananeira
Fruto - Manzana de Água - Syzygium Malaccense
Syzygium (Gaertn.) é um género botânico pertencente à família Myrtaceae . São plantas com flor. O género compreende cerca de 500 espécies e ocorre em regiões tropicais e subtropicais da Ásia e Europa. Está proximamente relacionado com o género Eugenia - de facto, alguns botânicos incluem as suas espécies no género Eugenia.
A maior parte das espécies são arbustos ou árvores de folhagem perene. Muitas são cultivadas como ornamentais pela sua folhagem brilhante. Algumas, mas poucas, produzem frutos comestíveis que podem ser consumidos frescos ou usados em compotas e geleias. A espécie de maior importância económica é o cravinho-da-Índia, cujos botões por florir, depois de secos, constituem uma importante especiaria.
Espécies:- Syzygium aqueum
- Syzygium australe
- Syzygium aromaticum (Cravinho-da-índia)
- Syzygium buxifolium
- Syzygium cumini (Jamelão)
- Syzygium curanii
- Syzygium eucalyptoides
- Syzygium forte
- Syzygium grandis
- Syzygium guineese
- Syzygium jambos
- Syzygium javanicum syn.
- Syzygium luehmannii
- Syzygium malaccense
- Syzygium nervosum
- Syzygium oblatum
- Syzygium oleosum
- Syzygium paniculatum
- Syzygium polyanthum
- Syzygium polycephaloides
- Syzygium polycephalum
- Syzygium pycnanthum
- Syzygium samarangense
- Syzygium smithii
- Syzygium suborbiculare
- Syzygium tetragonum
Espécies australianas:
- Syzygium australe
- Syzygium corynanthum
- Syzygium crebrinerve
- Syzygium francisii
- Syzygium hodgkinsoniae
- Syzygium luehmannii
- Syzygium moorei
- Syzygium oleosum
3 de abril de 2011
Fruto Seco - Pipas
O nome científico em latim do girassol, Helianthus annuus, reflecte a sua aparência solar, visto que helios é a palavra grega para sol e anthos é a palavra grega para flor. O girassol produz sementes verde-acizentadas ou pretas, envolvidas em cascas cinzentas ou pretas em forma de lágrima que por vezes têm riscas pretas e brancas. Visto que estas sementes têm um elevado conteúdo de óleo, são uma das principais fontes usadas para produzir óleo poli saturado.
As sementes de girassol descascadas têm um suave sabor a noz e uma textura firme mas tenra.
Fruto Seco - Pevides
Enquanto as sementes de abóbora tostadas são provavelmente mais conhecidas pelo seu papel como uma típica guloseima do Dia das Bruxas, estas sementes são tão deliciosas e nutritivas que podem ser apreciadas durante todo o ano. Tal como a meloa e o pepino, a abóbora e as sementes de abóbora pertencem à família das cabaças ou Cucurbitaceae.
O nome mais comum nome para o género e espécie da abóbora é Cucurbita maxima.