26 de agosto de 2010

Imagens de Frutos




Imagens de Frutos








Imagens de Frutos




Imagens de Frutos




Imagens de Frutos




Imagens de Frutos




Imagens de Frutos


Curiosidades sobre o Açaí

Açaí é o fruto bacáceo roxo que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazónica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colombia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia Acre e Tocantins), assim como em Trinidad e Tobago e nas bacías do Pacífico na Colombia e no Ecuador. A Festa da Juçara do Maranhão refere-se ao açaí.

O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do Pará,onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazónica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa.

Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorrágico).

Seu sumo é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constituí o palmito. Assim pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.

Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.


http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7a%C3%AD

Fruto - Cupuaçu


Fruto - Pinha


Fruto - Mangaba


Fruto - Açaí [Euterpe oleracea]

17 de agosto de 2010

Fruto Seco - Amendoins

O amendoim (do tupi mandu'wi, "enterrado") é a semente comestível da planta Arachis hypogaea L. da família Fabaceae. Embora confundido com noz, o amendoim é um membro da família da beterraba marinha (Fabaceae), e seu fruto é do tipo fruto ou vagem.

A planta do amendoim é uma erva, com um caule pequeno e folhas-tri-folioladas, com abundante indumento, raiz aprumada, medindo entre 30–50 cm (1-1,5 pés) de altura.

O amendoim é uma planta originária da América do Sul- Brasile países fronteiriços: Paraguai, Bolívia e norte da Argentina.

No século VXIII foi introduzido na Europa.

Além de amendoim, a Arachis hypogaea recebe diversos nomes, como alcagoita ou ervilhana (sul de Portugal), aráquide, caranga, carango (Moçambique), jiguba, jinguba, mandubi, manobi, amendubi, amendo mepinda (Angola), mancarra (Cabo Verde e Guiné-Bissau). Em alemão é conhecido por Erdnuss, em espanhol por cacahuete, em francês por arachide e arachis e em inglês por peanut.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoim


Frutas Decoradas

Matisse

Pears

Taj Mahal feito com Laranjas


16 de agosto de 2010

Paul Gauguin

Natureza Morta com Pêssego (1889)

Paul Cézanne

Natureza Morta

Fruto Seco - Amêndoa


Nomes Populares: amêndoa-Doce, amendoeira-amarga, alemedro (Espanhol), amendier (Francês), almond tree , sweet almond (Inglês), màndorio (Italiano)

Nome Cientifico: Amygadalus Communis L. Var dulcis (Mill) DC.

Família: Rosaceae

A amêndoa, que vemos como um tipo de fruto seco, é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, uma árvore gloriosa de tamanho médio com pequenas flores rosa e brancas. Tal como os seus primos, o pessegueiro, cerejeira e árvore de alperce, a amendoeira contém frutos com sementes semelhantes a pedras (ou fossos) nos interior.

A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura.

As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada.

As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada.

As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como agente de condimento para alimentos e licores como o Amaretto. De outra forma não são comestíveis pois contêm naturalmente substâncias tóxicas como o ácido hidrociânico. Estes componentes são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/amendoa/amendoa.php

Frutos Secos

Os frutos secos estão divididos em duas categorias distintas:

os frutos secos propriamente ditos ou oleaginosos, que são consumidos sempre no seu estado seco (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, pinhões, pistácios, etc.)
e
os frutos desidratados que podem ser consumidos frescos ou sujeitos a desidratação (passas, ameixas, alperces, etc.).

Pseudofruto

Pseudofruto, ou "falso fruto" é um desenvolvimento de um tecido vegetal adjacente à flor que sustenta o fruto, de forma que este se assemelhe em cor e consistência a um fruto verdadeiro (que, por definição, é proveniente do desenvolvimento do ovário).

É uma estrutura característica da família Anacardiaceae, onde o caju é o exemplo mais conhecido. O pedúnculo desenvolve-se em uma estrutura carnosa, doce em algumas variedades, de forte cor amarela ou alaranjada, que consiste na parte comestível do caju. A fruta em si é o "caroço" em forma de meia-lua no seu ápice, onde encontra-se acastanha de caju, sua semente.

Este processo de desenvolvimento do pedúnculo também ocorre em certas Gimnospermas da família Podocarpaceae, onde o pedúnculo onde assenta-se a semente sofre um ligeiro espessamento e uma mudança de cor e consistência, atraindo pássaros. Neste caso, curiosamente, não é comum o uso da denominação "pseudofruto", provavelmente pela fato da planta ser uma Gimnosperma, e portanto não possuir um fruto propriamente dito.

O figo é outro exemplo de pseudofruto - de facto, trata-se de uma estrutura oca com flores no interior (uma inflorencência). O morango, por exemplo, é também um falso fruto, já que a parte comestível é um receptáculo desenvolvido e carnudo com os frutos, minúsculos (os pequenos grãos negros) na sua superfície. Também a pinha ou o ananás podem ser considerados pseudofrutos.

http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Imagem:Cashew_Brazil_fruit_1.jpg

Definição de Fruto

Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as Angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém sementes.

pt.wikipedia.org/wiki/Fruto

15 de agosto de 2010

Desenvolvimento do Fruto

O fruto é uma estrutura auxiliar no cicio sexual da vida das Angiospérmicas. O seu desenvolvimento é um factor inquestionável no sucesso da sua evolução, uma vez que protege as sementes, permitindo a sua maturação e ajuda na sua disseminação.

O fruto resulta do desenvolvimento das paredes do ovário, podendo incluir outras peças florais.

Considerando a cereja (fig.1), por exemplo, encontra-se nela a casca, o epicarpo, a parte carnuda e suculenta, o mesocarpo, e o caroço, não comestível, o endocarpo. O conjunto destas três partes designa-se por pericarpo.

http://campus.fortunecity.com/yale/757/frutos.htm

Fruto - Framboesa

A framboesa é comestível. Fruto de uma multiplicidade de espécies de plantas do género Rubus, a maioria das quais estão no subgénero Idaeobatus , o nome também se aplica a essas plantas.
As framboesas são perenes.
O nome inicialmente previsto para a espécie europeia foi Rubus idaeus (frutas vermelhas)


http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_culinary_fruits

Fruto - Lychee

Lychee

Native to southern China, found in India, Taiwan Native ao sul da China, encontrado na Índia, Taiwan
Vindo de uma árvore perene, a lichia lichia ou são frutos pequenos e polpa branca, coberta de uma casca vermelha, rica em vitamina C e com uma textura de uva-like.
A fruta já começou a fazer a sua aparição nos mercados mundiais, refrigerada ou enlatados com seu sabor intacto.

Lychee

http://blog.hotelclub.com/

Fruto - Kumquat

Native to China Nativa da China

O kumquats ou cumquats são pequenos frutos comestíveis semelhantes laranjas que crescem em uma árvore relacionados com Citrus. Tal como acontece com a maioria das frutas da família do citrinos, o kumquats são comidos crus.
Eles são frequentemente utilizados em marmelada e geleia, mas também nas bebidas alcoólicas, como licores.
Os taiwaneses adicionam-os aos seus chás, enquanto outros usam-no como um remédio para dor de garganta.
Kumquat

Fonte de Pesquisa: http://blog.hotelclub.com/

Fruto - Dragão

Fruta Dragão

Native to Mexico and Central and South America Nativa do México e América Central e Sul

Dragão frutas, morango ou pera pitaya é uma fruta de várias espécies de cacto com um delicado sabor doce e polpa cremosa. A fruta dragão mais comum é a Pitaya vermelha, mas outras variedades incluem Pataya amarelo. Suco ou vinho pode ser obtido a partir do fruto, enquanto que as flores podem ser consumidas ou utilizadas para chá.

http://blog.hotelclub.com/

Fruto - Pepino Africano

Pepino Africano

Native to Kalahari Desert, Africa Nativo de Kalahari, na África

O pepino Africano, chifres ou melano melão é uma fruta que pode ser melhor descrita como melão com chifres. Originou-se no deserto de Kalahari e agora está presente na Califórnia e Nova Zelândia. A polpa verde escuro lembra uma das bananas, limão, maracujá e pepino. Ele é frequentemente usado para a alimentação, mas também na decoração.

http://blog.hotelclub.com/