26 de agosto de 2010
Curiosidades sobre o Açaí
O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do Pará,onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazónica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa.
Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorrágico).
Seu sumo é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constituí o palmito. Assim pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.
Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7a%C3%AD
20 de agosto de 2010
17 de agosto de 2010
Fruto Seco - Amendoins
A planta do amendoim é uma erva, com um caule pequeno e folhas-tri-folioladas, com abundante indumento, raiz aprumada, medindo entre 30–50 cm (1-1,5 pés) de altura.
O amendoim é uma planta originária da América do Sul- Brasile países fronteiriços: Paraguai, Bolívia e norte da Argentina.
No século VXIII foi introduzido na Europa.
Além de amendoim, a Arachis hypogaea recebe diversos nomes, como alcagoita ou ervilhana (sul de Portugal), aráquide, caranga, carango (Moçambique), jiguba, jinguba, mandubi, manobi, amendubi, amendo mepinda (Angola), mancarra (Cabo Verde e Guiné-Bissau). Em alemão é conhecido por Erdnuss, em espanhol por cacahuete, em francês por arachide e arachis e em inglês por peanut.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoim
16 de agosto de 2010
Paul Gauguin
Fruto Seco - Amêndoa
Nome Cientifico: Amygadalus Communis L. Var dulcis (Mill) DC.
Família: Rosaceae
A amêndoa, que vemos como um tipo de fruto seco, é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, uma árvore gloriosa de tamanho médio com pequenas flores rosa e brancas. Tal como os seus primos, o pessegueiro, cerejeira e árvore de alperce, a amendoeira contém frutos com sementes semelhantes a pedras (ou fossos) nos interior.
A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura.
As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada.
As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada.
As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como agente de condimento para alimentos e licores como o Amaretto. De outra forma não são comestíveis pois contêm naturalmente substâncias tóxicas como o ácido hidrociânico. Estes componentes são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/amendoa/amendoa.php
Frutos Secos
os frutos secos propriamente ditos ou oleaginosos, que são consumidos sempre no seu estado seco (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, pinhões, pistácios, etc.)
e
os frutos desidratados que podem ser consumidos frescos ou sujeitos a desidratação (passas, ameixas, alperces, etc.).
Pseudofruto
É uma estrutura característica da família Anacardiaceae, onde o caju é o exemplo mais conhecido. O pedúnculo desenvolve-se em uma estrutura carnosa, doce em algumas variedades, de forte cor amarela ou alaranjada, que consiste na parte comestível do caju. A fruta em si é o "caroço" em forma de meia-lua no seu ápice, onde encontra-se acastanha de caju, sua semente.
Este processo de desenvolvimento do pedúnculo também ocorre em certas Gimnospermas da família Podocarpaceae, onde o pedúnculo onde assenta-se a semente sofre um ligeiro espessamento e uma mudança de cor e consistência, atraindo pássaros. Neste caso, curiosamente, não é comum o uso da denominação "pseudofruto", provavelmente pela fato da planta ser uma Gimnosperma, e portanto não possuir um fruto propriamente dito.
O figo é outro exemplo de pseudofruto - de facto, trata-se de uma estrutura oca com flores no interior (uma inflorencência). O morango, por exemplo, é também um falso fruto, já que a parte comestível é um receptáculo desenvolvido e carnudo com os frutos, minúsculos (os pequenos grãos negros) na sua superfície. Também a pinha ou o ananás podem ser considerados pseudofrutos.
http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Imagem:Cashew_Brazil_fruit_1.jpgDefinição de Fruto
Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as Angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém sementes.
15 de agosto de 2010
Desenvolvimento do Fruto
O fruto resulta do desenvolvimento das paredes do ovário, podendo incluir outras peças florais.
Considerando a cereja (fig.1), por exemplo, encontra-se nela a casca, o epicarpo, a parte carnuda e suculenta, o mesocarpo, e o caroço, não comestível, o endocarpo. O conjunto destas três partes designa-se por pericarpo.
http://campus.fortunecity.com/yale/757/frutos.htm
Fruto - Framboesa
As framboesas são perenes.
O nome inicialmente previsto para a espécie europeia foi Rubus idaeus (frutas vermelhas)
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_culinary_fruits
Fruto - Lychee
Native to southern China, found in India, Taiwan Native ao sul da China, encontrado na Índia, Taiwan
Vindo de uma árvore perene, a lichia lichia ou são frutos pequenos e polpa branca, coberta de uma casca vermelha, rica em vitamina C e com uma textura de uva-like.
A fruta já começou a fazer a sua aparição nos mercados mundiais, refrigerada ou enlatados com seu sabor intacto.
http://blog.hotelclub.com/
Fruto - Kumquat
Eles são frequentemente utilizados em marmelada e geleia, mas também nas bebidas alcoólicas, como licores.
Os taiwaneses adicionam-os aos seus chás, enquanto outros usam-no como um remédio para dor de garganta.
Fonte de Pesquisa: http://blog.hotelclub.com/
Fruto - Dragão
Native to Mexico and Central and South America Nativa do México e América Central e Sul
Dragão frutas, morango ou pera pitaya é uma fruta de várias espécies de cacto com um delicado sabor doce e polpa cremosa. A fruta dragão mais comum é a Pitaya vermelha, mas outras variedades incluem Pataya amarelo. Suco ou vinho pode ser obtido a partir do fruto, enquanto que as flores podem ser consumidas ou utilizadas para chá.
http://blog.hotelclub.com/
Fruto - Pepino Africano
Native to Kalahari Desert, Africa Nativo de Kalahari, na África
O pepino Africano, chifres ou melano melão é uma fruta que pode ser melhor descrita como melão com chifres. Originou-se no deserto de Kalahari e agora está presente na Califórnia e Nova Zelândia. A polpa verde escuro lembra uma das bananas, limão, maracujá e pepino. Ele é frequentemente usado para a alimentação, mas também na decoração.
http://blog.hotelclub.com/