Melão - O melão é produzido por uma planta da família das Cucurbitáceas, originária da Ásia. Pertence à mesma família da melancia.
Melancia - A melancia é produzida por uma planta da família das Cucurbitáceas, a que pertencem também o melão, o maxixe, o pepino, a abóbora, a bucha e o chuchu. É oriunda da Índia. Outros nomes botânicos para a melancia são Citrullus vulgaris e Citrullus lanatus (Thunb.) Mansf.
Maracujá - O maracujazeiro é uma planta trepadeira da família das Passifloráceas, de que há diversas espécies.
Manga - A manga - fruto da mangueira, árvore frondosa da família das Anacardiáceas originária do Sul da Ásia, hoje cultivada em toda os países tropicais e subtropicais- apresenta uma polpa carnosa, algumas vezes fibrosa, amarela em diversos tons, rica em terebintina, um óleo-resina, e de agradável paladar ao natural ou sob forma de compotas, marmeladas, geléias e refrescos. As mais conhecidas variedades, que apresentam diferenças no tamanho, na forma , no colorido e no sabor, são as seguintes: Manga-espada- Alongada. Achatada dos lados. Permanece verdolenga mesmo após a maturação. Manga -rosa - Arredonda. Lindo colorido amarelo, matizado de rosa. Tamanho variável segundo a região produtora. Manga-bourbon - Mais ou menos esférica. Verde-amarelada. Manga-família- Mais ou menos esférica. Verde- amarelada. Manga-favo-de-mel- Alonga. Intensa coloração amarela. Muito doce. Manga-carlotina - Pequena. Arredondada. Amarelo-esverdeada, com pintinhas escuras, Alto teor de vitaminas C. Manga-coração-de-boi - Como o nome indica, apresenta-se sob a forma de um coração. A manga é uma fruta saborosa e nutritiva, hoje nativa em certas regiões do Brasil.
Mamão - O mamão é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo seu poder medicinal. Um dos seus mais importantes princípios é a papaína, uma enzima reconhecida como superior à pepsina e muito usada para prestar alívio nos casos de indigestão aguda.Também tem efeitos benéficos sobre os tecidos vivos. O leite de mamão está tendo tantas e tão variadas aplicações nos Estados Unidos, que já existe nesse país uma florescente indústria destinada a colhê-lo, manipulá-lo e comercializá-lo.
Maçã - A maçã é um produto de uma árvore de porte mediana, da família das Rosáceas, originária da Ásia Central e das regiões do Cáucaso.
Limão - O limão ácida por excelência - é o rei dos temperos e e o campão dos remédios. De gosto acre, de aroma agradabilíssimo e de efeito benéfico para o organismo, tem o limão a mais ampla aplicação na cozinha e na medicina.
Lima - A limeira, árvore família das Rutáceas, é originária da Ásia. O suco da fruta, branco, tem sabor doce-amargo.
Laranja - Depois da banana, a fruta mais procurada e apreciada pela espécie humana é a laranja. Existem muitas dezenas de espécies de laranja, sendo que as do Brasil - mormente as da Bahia, de São Paulo e do Rio, ocupam lugar de destaque nos mercados mundiais.
Jenipapo - O jenipapo é uma árvore da família das rubiáceas, cujo fruto dá um suco de que muitos índios brasileiros se servem para enegrecer o rosto e o corpo e os nortistas para fazer vinho.
Jaca - A Jaqueira é uma árvore da família das moráceas . Originária da Índia e de outros países da Ásia.
Goiaba - Entre as muitas frutas brasileiras, a goiaba é uma das mais comuns. É uma fruta de grande valor nutritivo. Possui quantidade razoável de sais minerais, como cálcio e fósforo.
Fruta - Pão - A fruta-pão é produzida por uma árvore da família das Moráceas. É um fruto grande, de massa espessa, tenaz, algo seca,doce, muito saborosa.
Fruta - de - conde - A fruta-de-conde é produzida por uma árvore chamada ateira, da família das Anonáceas. Pertencem a esta família a graviola e o araticum. É originária das Antilhas. A fruta é também conhecida pelos nomes de ata, pinha e condessa.
Figo - A figueira é uma árvore frutífera da família da Ásia Menor, tendo daí se expandido para a região do Mediterrâneo. O figo do ponto de vista botânico, não é um fruto mas a polpa das infrutescências da figueira.
Coco - O coco- da-baía é uma palmeira abundante no Brasil, principalmente nos Estados da Bahia e de Pernambuco, onde confere à paisagem litorânea um toque de singular beleza. A palmeira ocupa lugar preponderante na literatura botânica. Em folhas de palmeira os fenícios faziam sua escrita. Folhas de palmeira coroavam as musas outrora representadas pelos escritores e escultores. Para os astrólogos egípcios, a folhas da palmeira era o emblema de sua ciência desde os tempos mais remotos, os triunfos são simbolizados pelas palmas, as ¨palmas da vitória¨. E quem não sabe da triunfal entrada de Jesus em Jerusalém, quando o povo lhe saiu ao encontro, com ramos de palmeiras.
Castanha - Portuguesa - O castanheiro, árvore da família das Fagáceas, é originário da região do Mediterrâneo. No Brasil, a castanha - portuguesa é mais facilmente encontrada no fim do ano, sendo seu uso tradicional nas festividades desta época, quando é importada da Europa.
Castanha do Pará - A castanha do Pará é produzida por uma árvore da família das Lecitidáceas, também chamada castanha do maranhão, castanha do rio negro, castanha do brasil, tocari, tururi, carijuviá, amendoeira da américa.
Carambola - A caramboleira, pequena árvore da família da Oxalidáceas, é originária da Índia.
Caqui - O caquizeiro, árvore da família das Ebenáceas, é originário da China, da Coreia e do Japão. Por alusão à cor do fruto,"caqui" em japonês significa "amarelo escuro".
Caju - O caju é uma fruta que merece nossa melhor acolhida à mesa . Pertence a família das anacardeáceas, em que se incluem também a manga, amoreira, imbu, a cirigüela e o cajá manga.
Banana - Originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e Améric. É uma fruta deliciosa nutritiva medicinal.
Amora - São duas espécies principais: a preta (Morus nigra) e a branca (Morus alba). Ambas são medicinais e alimentícias. A amoreira-branca é cultivada quase que exclusivamente para a criação do Bombyx mori ou bicho-da-seda, muito comum no Oriente. Este insecto alimenta-se das folhas da amoreira-branca. A amora pertence à família das moráceas, em que se incluem também a jaca, o figo, a fruta-pão, a umbaúba etc.
Amêndoa - A amendoeira, árvore da família das Rosáceas é originária da Ásia, provavelmente da China. Alguns supõem que se tenha originado da Síria. A amendoa classifica-se, do ponto de vista nutricional, entre as oleaginosas.
Ameixa - A ameixa é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, a ameixeira, que é originária da Pérsia, do Cáucaso e da Ásia Menor, Aclimatada nos Estados do Sul, apresenta grande número de variedades. Várias outras frutas pertencem também à família das rosáceas: amendoa - amarela, nêspera , morango, maçã, damasco cereja, pêssego, pêra, framboesa etc
Abricó - do Pará - O abricó-do-pará, também chamado abricó, abricó-de-são-domingos e abricó-selvagem, é produto de uma árvore da família das Gutíferas, a que também pertencem o bacuri, o bacoparé, etc. O fruto do tamanho de uma laranja, apresenta uma massa cor de abóbora, doce e aromática, aderente à casca. É geralmente muito apreciado.
Abiu - O abiu é fruto do abieiro, uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá, tutiribá, sapoti etc. Originária do Peru.
Abacaxi - Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho da família das bromeliáceas.
Abacate - O abacateiro é originário do México. Pertence à família das Lauráceas em que se incluem também a canela, o louro, o sassafrás etc.
Uva - A uva é uma das frutas mais apreciadas pelo homem, desde a mais remota antiguidade. Em todos os tempos, ela tem sido um precioso alimento para o género humano, nas vária fases da sua existência.
Tangerina - A tangerina é produzida por uma árvore da família das Rutáceas.Originária da China.
Tamarindo - O tamarindeiro é uma árvore elevada, da família das Leguminosas, originária da África.
Sapoti - O sapoti é o fruto de uma árvore da família das Sapotáceas - Sapotizeiro - natural das Antilhas.
Romã - A romanzeira é um arbusto, ornamental e medicinal, da família das Puniáceas, originário da África setentrional.
Pêssego - O pessegueiro é uma árvore da família das Rosáceas, oriunda, segundo Candolle, da China Central, e não da Pérsia.
Pêra- A pêra é produto de uma árvore de porte alto, de tronco grosso originária da Europa Central, onde se encontra em estado silvestre.
Noz - A nogueira é uma árvore alta, esbelta e copada, da família das Juglandáceas, originária da Índia e da Pérsia.
Nêspera - A nêspera, também chamada ameixa-amarela ou ameixa-americana é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, oriunda do Japão e da China Oriental .
Sem comentários:
Enviar um comentário