Nome Científico: Corylus avellana, L.
Família: Betalaceae
A avelã, é pequena, redonda, com casca cor de canela e miolo branco-amarelado, de sabor doce e rica em óleo. O fruto consome-se em cru, tostado e como ingrediente na elaboração de diversos produtos, sendo os mais frequentes os chocolates, amêndoas e torrões.
Existem diversas variedades que se podem reunir em três grupos diferentes, de acordo com o tamanho e a forma do fruto e a dureza da casca.
O fruto amadurece entre Agosto e Setembro em Espanha e Portugal e é em Dezembro, na época natalícia, que tem maior procura. Comercializa-se com ou sem casca, pelada ou por pelar.
Tipos e variedades de Avelã
Em Espanha existe a avelã com Denominação de Origem, ‘Avelã de Reus’ que inclui variedades como Negret, Pauetet, Gironell, Morell e Culplá. Existem três grupos pertencentes a diferentes subespécies, segundo a forma, volume e dureza da casca.
Na América do Norte são conhecidas três espécies nativas, que são a Corylus americana, C. cornuta e C. californica. Conhecem-se diferentes variedades de avelãs, sendo a avelã Filbert a mais cultivada nos Estados Unidos; a avelã Constantinopla é o fruto obtido da aveleira turca, originária do sudeste da Europa e Ásia Menor.
Em Portugal as variedades principais são a Comum, Grada de Viseu, Molar, Fertile de Coutard, Negreta, Dawton, Gross d’Espanha, Butler e Tonda de Giffoni.
Bom dia. Eu sou o administrador do site Fotosantesedepois.com e venho por este meio pedir que adicione um link redireccionavel (clicável)para o artigo e não apenas http://www.fotosantesedepois.com/2010/05/26/avela/
ResponderEliminarCumprimentos
Rui Guerreiro