7 de setembro de 2009

Usos do Tamarindeiro

Tamarindus é um género botânico pertencente à família Fabaceae.

O tamarindo (Tamarindus indica L.) é um fruto originário das savanas africanas, embora o cultivo e a exportação sejam explorados principalmente pela Índia.

Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.

Sementes: ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.

Folhas: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à acção de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.

Necessidades da planta: Clima - A planta pode ser cultivada em regiões tropicais húmidas ou áridas; a temperatura média anual deve estar em 25°C, as chuvas anuais entre 600 e 1500mm.; a planta requer boa intensidade de luz e é sensível ao frio.

Solo - Devem ser profundos, bem drenados, pH entre 5,5 e 6,5, de preferência areno-argilosos. Evitar solos pedregosos e sujeitos a encharcamento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamarindus

Sem comentários:

Enviar um comentário