21 de outubro de 2010

Frutos de S. Tomé e Príncipe

Fruta Pão

Fruta Pão
A árvore da fruta pão ou fruteira, vive até cerca de 80 anos e pode atingir 25 a 30 metros de altura; á
rvore frondosa, com folhas grandes, recortadas e de cor verde escuro, os frutos são globosos, têm entre 20 e 25 cm de diâmetro e 1 a 3 quilos de peso.

Banana

Banana
Comida verde, madura, crua, frita, cozida, seca, assada no forno,... a banana é muito importante na alimentação. Em cima: cacho de bananas, ainda com o que resta da flor.
Em São Tomé existem várias espécies de bananas, banana pão, banana-ouro, banana-prata, banana-anã e banana maçã. Esta ultima tem como principal característica ser uma banana, mas ter gosto de maçã!

Jaca

Jaca
A jaqueira, a árvore que dá jacas, tem uma copa piramidal e densa, chega a atingir os 20 metros de altura e o seu tronco, robusto, 30 a 60 centimetros de diâmetro. A jaca é um fruto de forma ovalada que nasce diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chega a pesar até 10 kg e medir até 40 cm de comprimento.

A parte comestível são os frutículos (normalmente ultrapassam a centena) encontrados no interior da jaca. Estes nada mais são do que o desenvolvimento dos ovários das flores, constituindo os “bagos”, de cor amarelada, têm consistência um pouco endurecida e estão envoltos por uma camada grudenta (há por isso necessidade de lhes tirar o caroço e de os lavar em água corrente), sabor doce e cheiro forte e característico. Óptimo como sobremesa!...

Maqueque

Maqueque
Fruto com um aspecto semelhante ao tomate, mas cor de laranja e mais duro. Muito bom em guisados. Cozinhado fica com uma consistência semelhante à da beringela.

papaia

Papaia
Papaeira carregada de frutos, também conhecidos por mamão.

Sape-Sape


Sape-Sape
A árvore pode atingir 15 m de altura. As folhas, alternas, são perenes e de cor verde-escura. O fruto é cordiforme e coberto de saliências espinhosas, com um diâmetro de 10-12cm. Exteriormente a cor vai do amarelo-esverdeado ao vermelho quando o fruto está madura. A sua polpa é branca de sabor adocicado. Bom para sumo!


Safu

Safu
Fruto "diferente", o safu (conhecido por mubafo ou Loengos em Angola) tem um grande caroço revestido por uma fina camada comestivel (de cor "verde abacate") e casca violeta/roxo. É comido cozido ou assado, como sobremesa, molhado em vinho e açucar.
Nota: existe a crença que quem come safu volta a S. Tomé!

Imbondeiro


Fruto do Imbomdeiro
Este fruto é também conhecido por múcua ou mukua. Aberto o fruto encontramos uma massa comestivel, branca, "seca", com travo ácido e um emaranhado de fibras que envolvem as sementes.

http://www.lusoafrica.net/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=815&Itemid=454

Sem comentários:

Enviar um comentário